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Química B - Aula 1

O que é Química?

Química é a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades, suas transformações e a energia envolvida nesses processos.

A química está presente em toda matéria orgânica e inorgânica, natural e artificial e tem contato diário e direto com o homem.

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Um Pouco de História...

Podemos dizer que tudo começou com o homem primitivo, quando ele aprendeu a ``produzir o fogo", a coser seus alimentos, a fazer tintas para se pintar, a usar plantas como remédio para suas doenças, etc. No começo da era cristã, surgiram os chamados alquimistas, que sonhavam em descobrir o ``elixir da longa vida", aperfeiçoaram técnicas de metalurgia, introduziram a química medicinal, sintetizaram várias substâncias, isolaram outras, além de terem registrado um grande número de experimentos em suas observações.

A partir do século XVII, a ciência se transforma, tornando-se mais experimental e menos filosófica. Dentre os cientistas com essa nova proposta, destacam-se o inglês Robert Boyle(1627-1691)- com seus estudos sobre o comportamento dos gases, a distinção entre mistura e ``combinação", e o francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) publicou (Tratado elementar de Química) que estabeleceu um marco na química moderna, no qual podemos destacar o Princípio da Conservação da Massa, a descoberta do elemento oxigênio e sua análise quantitativa da composição da água. Por seu trabalho, Lavoisier é considerado o ``pai da Química".

A Importância da Química

Podemos dizer que tudo à nossa volta é química, pois todos os materiais que nos cercam passaram ou passam por algum tipo de transformação. A química proporciona progresso, desenvolvimento e através do uso dela que suprimos as necessidades: O uso de materiais de limpeza e higiene, roupas de fios artificiais, desenvolvimento da indústria farmacêutica, fertilizantes e pesticidas para plantação, produtos industrializados cuja obtenção depende de transformações químicas como plásticos, vidros, tintas, cimento etc.

Método Científico

Desenvolvido por Galileu Galilei o método científico é a base de toda a Ciência, pois sintetiza o conjunto de atividades que visam observar, experimentar, explicar e relacionar os fenômenos da natureza, criando leis, teorias e modelos cada vez mais gerais, que nos permitam prever e controlar os fenômenos futuros.

Observação $\rightarrow$ Hipóteses $\rightarrow$ Experimentação $\rightarrow$ Medição $\rightarrow$ Leis experimentais $\rightarrow$ Modelo científico

Fenômenos Químicos e Físicos

Fenômeno é qualquer acontecimento da natureza. Quando ocorre um fenômeno, uma transformação, há alteração no sistema do estado inicial ao estado final.

Figura 35.1: O pai da Química: Lavoisier (1743-1794)
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Fenômeno Físico

É qualquer transformação sofrida por um material sem que ocorra alteração de sua constituição íntima de seus constituintes. Ex: o amassar do papel, evaporação da água, quebra de um objeto.

Fenômeno Químico

É qualquer transformação sofrida por um material de modo que haja alteração na sua constituição íntima de seus constituintes. Ex: oxidação do ferro (formação da ferrugem), apodrecimento de um alimento.

Pense um Pouco!

Exercícios de Aplicação


1. (U.E.CE) Assinale a alternativa correta:
a) Oxidação do ferro é um fenômeno físico
b) Fusão do chumbo é um fenômeno químico.
c) Combustão da madeira é um fenômeno químico.
d) Queima do papel é um fenômeno físico.


2. (UFSC) Indique na relação abaixo os fenômenos físicos (F) e os fenômenos químicos (Q).
a) ( ) Queima da gasolina nos motores dos carros
b) ( ) Digestão dos alimentos ingeridos
c) ( ) Formação de ferrugem
d) ( ) Quebra de um objeto
e) ( ) Enfiar um prego na madeira
f) ( ) Derretimento de um iceberg


3. (UFPR) Aquecer uma barra de ferro até o ponto de fusão, recolher o líquido em uma forma esférica, transformando a barra em uma bola de ferro, é exemplo de fenômeno:
a) Químico, pois altera a forma da barra de ferro.
b) Físico, pois a substância continua sendo ferro.
c) Físico-químico, pois há alteração na forma da substância.
d) Não é exemplo de fenômeno.

Exercícios Complementares


4. (F.E.-SP) Sejam os seguintes fenômenos: I. sublimação da naftalina, II. formação da ferrugem, III.queima do álcool comum, IV.fusão do gelo. São químicos:
a) todos
b) nenhum
c) somente II e III
d) somente I e III
e) somente II e IV


5. (MACKENZIE-SP) I. Fusão do gelo, II. Sublimação do iodo, III. Digestão dos alimentos, IV. Queima de madeira. São exemplos de fenômenos:
a) I e II químicos
b) I e IV físicos
c) II e III físicos
d) II e IV químicos
e) III e IV químicos


6. (UDESC) Aquecendo uma fita de magnésio até a combustão, notamos o desprendimento de fumaça, restando um pó branco. Isso é exemplo de fenômeno:
a) Físico, pois alterou a estrutura do magnésio.
b) Químico, pois houve a formação de novas substâncias.
c) Físico, pois podemos juntar o pó branco e a fumaça, recuperando o magnésio.
d) Não é exemplo de fenômeno.


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Professor Luciano Camargo Martins
Grupo de Dinâmica Não Linear e Sistemas Dinâmicos Não Lineares
Departamento de Física
Joinville-SC, Brasil
e-mail: dfi2lcm@joinville.udesc.br
página pessoal: www.lccmmm.hpg.com.br